Notícias

ICC leva Amovila para passeio cultural na Aldeia Guarani Rio Silveira

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, o ICC fez uma imersão cultural junto com a AMOVILA na Aldeia Guarani Rio Silveira. Como parte da programação promovida pela aldeia para a data comemorativa, foi um momento de trocas e experiências ricas com suas tradições e cultura, como pintura, canto, arco e flecha, palestras e venda de artesanatos.

Leia mais
Categorias: Cultura

ICC participa do C20

Em 02 de fevereiro de 2024, o Instituto Conservação Costeira se inscreveu para participar do C20, grupos de trabalho que fazem parte do G20, o principal fórum de cooperação econômica internacional, que desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

O C20 busca garantir maior equilíbrio no diálogo com o G20, sendo um espaço que trabalha para que organizações da sociedade civil tenham o mesmo nível de acesso aos governos que os representantes dos setores econômicos.

Estamos inseridos em dois grupos de trabalho do C20: Meio Ambiente, Justiça Climática e Transição Energética Justa e Comunidades Sustentáveis e Resilientes e Redução do Risco de Desastres.

Durante a primeira quinzena de abril o ICC participou de diversas reuniões com os grupos de trabalho. E na minuta inicial juntamente com outras entidades e grupos conseguimos inserir as duas pautas abaixo.

  • Garantir a participação pública e popular e o acesso à informação, bem como a educação climática. Os países do G20 garantem que os consultores públicos sejam vinculativos, baseados nos direitos humanos e garantam a participação popular na tomada de decisões climáticas, especialmente para as populações vulneráveis, considerando suas interseccionalidades
  • Educação Ambiental formal e informal voltadas para a comunidade escolar, com o andamento concomitante às ações de restauração ambiental. Com a aplicação de metodologias de capacitação para redução de riscos e desastres.
Leia mais
Categorias: Articulação em rede

ICC realiza homenagem para colaborador Abílio Diniz

O ICC, em parceria com a Associação de Moradores da Baleia, realizou uma singela homenagem a Abílio Diniz, um grande amigo e colaborador, que assim como nós sempre acreditou na força do coletivo, no cuidado com o meio ambiente e na preservação da nossa natureza. Nos reunimos para plantar algumas mudas e fazer uma chuva de sementes no Canto Mágico da Praia da Baleia, como um símbolo de integração e eternidade. 

Leia mais
Categorias: Cidadania

ICC analisa impactos ambientais das intervenções no Rio Sahy

Como co-gestor da APA Baleia Sahy, o ICC fez uma análise dos impactos ambientais das intervenções que estão sendo realizadas pela prefeitura dentro da unidade de conservação e a apresentou para as associações AMOVILA e SABS.

As chuvas intensas de fevereiro de 2023 provocaram escorregamentos generalizados das encostas e sedimentos provenientes dos escorregamentos que atingiram o Rio Sahy. Em caráter emergencial, a Prefeitura está executando obras de drenagens na Vila Sahy e Baleia Verde e o desassoreamento do leito do Rio Sahy. 

Por se tratarem de intervenções feitas em uma unidade de conservação e ser um ambiente costeiro e muito sensível, entendemos a necessidade de maior detalhamento e estudos mais aprofundados sobre as obras. Caso sejam apresentados e comprovada sua eficiência, o ICC recomenda medidas de mitigação e de compensação ambiental.

 

Leia mais
Categorias: Políticas Públicas

Lançamento do Programa “São Sebastião Resiliente” em parceria com a prefeitura

Em abril, a prefeitura fez o lançamento do Programa “São Sebastião Resiliente”, que visa a criação de unidades de conservação em vários locais do município, frente à tragédia ambiental das chuvas de fevereiro de 2023. 

O objetivo é preservar áreas fragilizadas e de grande interesse ambiental para proteger a comunidade e a biodiversidade, evitando e reduzindo novos desastres com a criação de barreiras verdes.

O programa tem o apoio técnico do ICC, com seu pioneirismo na criação de modelo de APA, a APA Baleia Sahy. Um modelo bem sucedido e que agora busca ser replicado no município.

 

Leia mais
Categorias: Políticas Públicas

Alunos da Escola Estadual Plínio Gonçalves realizam visita embarcada na APA

Como parte do Projeto Escolas Seguras, o ICC levou alunos do ano da Escola Estadual Plínio Gonçalves para uma visita embarcada na APA Baleia Sahy, a fim de apresentar a unidade de conservação e mostrar seus serviços ecológicos para a manutenção da vida no planeta Terra. O objetivo é demonstrar a importância da preservação das áreas naturais para minimizar ou até evitar que vidas se percam em caso de desastres ocasionados pela emergência climática. 

Além do passeio educativo no manguezal, a visitação à ecobarreira e ao rancho caiçara, realizamos a atividade prática de medição da qualidade de água do Rio Sahy, conduzida por nosso educador ambiental. 

Leia mais
Categorias: Educação Ambiental

Início do primeiro módulo do Projeto Escolas Seguras: “A terra desliza” 

O Projeto Escolas Seguras tem como base a Jornada Pedagógica desenvolvida pelo CEMADEN para Educação em Redução de Riscos de Desastres e Educação Ambiental Climática para jovens. 

A jornada é formada por um cardápio de atividades direcionadas, distribuídas em 7 módulos. O primeiro módulo apresentado tem a temática “A terra desliza”, onde é proposto apresentar como acontecem os movimentos de massa e a atuação na prevenção/redução de riscos de desastres nas comunidades por meio de exercícios de pesquisas e monitoramento.

Como atividade prática, levamos a turma do 2º ano da ETEC para uma visita à Vila Sahy, onde pudemos observar as cicatrizes próximas à comunidade e as obras que estão sendo realizadas pela Fundação Florestal e prefeitura para minimizar os riscos no caso do deslizamento de terra, como a biomanta, a bioretenção e a hidrosemeadura.

 

Leia mais
Categorias: Educação Ambiental

ICC formaliza parceria com CEMADEN e REDE ERRD-LN no Projeto Escolas Seguras

ICC formaliza parceria com CEMADEN e REDE ERRD-LN no Projeto Escolas Seguras

O ICC formalizou a parceria e teve seu trabalho com o Projeto Escolas Seguros reconhecido e apoiado por grandes órgãos que lideram a educação ambiental e climática, em âmbito nacional e regional: o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Nacionais) e a Rede ERRD-LN (Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte de São Paulo). 

Essa união busca envidar esforços para colaborar com o alcance de objetivos em comum, no enfrentamento da emergência climática e promoção da justiça climática no Brasil e fortalece o Projeto Escolas Seguras ao construir melhor a educação ambiental e climática para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de riscos de desastres, em nossa comunidade e inspirando outros locais.

 

Leia mais
Categorias: Articulação em rede

Início do Projeto Escolas Seguras em 4 comunidades escolares 

O Projeto Escolas Seguras entra no pilar Social do Projeto Restaura Litoral, visando integrar a educação ambiental nas escolas, envolvendo estudantes em pesquisas sobre redução de riscos de desastres. A proposta busca também cumprir as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, capacitando alunos e professores em protocolos de desastres naturais e promovendo ações de prevenção e educação para redução de riscos, com potencial de replicabilidade no município.

Em abril, fizemos a apresentação da proposta educacional para diretores, professores e alunos. O projeto está sendo executado em 4 escolas do município:

  • Escola Municipal Henrique Tavares De Jesus, em Barra do Sahy
  • Escola Municipal Walkir Vergani, em Boiçucanga
  • Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, em Juquehy
  • Escola Técnica Estadual, na Vila Sahy

Além disso, o Projeto também foi apresentado na Escola Particular Raízes, em Boiçucanga. 

 

Leia mais
Categorias: Educação Ambiental

ICC apresenta o Projeto Restaura Litoral em Juquehy

No primeiro sábado do mês de abril, foi feita a apresentação do Projeto Restaura Litoral para a comunidade de Juquehy e os associados da SAMJU no Juquehy Praia Hotel. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes e compartilharam seu entusiasmo na restauração e conservação do litoral. Próxima parada: Boiçucanga!

Leia mais