Notícias

WORKSHOP: RESTAURAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA SERRA DO MAR

No dia 15/08 o teatro municipal de São Sebastião sediou o Workshop de Restauração Socioambiental da Serra do Mar, com uma extensa programação.

Esse evento foi uma realização do Instituto Conservação Costeira em parceria com a Fundação Florestal do Estado de SP, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião.

Com a participação de aproximadamente 300 pessoas, foi um evento inspirador para os moradores, lideranças e associações de bairro, estudantes e os pesquisadores da área de restauração ambiental, não somente por termos apresentado um pouco da situação atual destas áreas, mas como também apresentado e envolvendo possíveis soluções e metodologias para o restauro das mesmas.

Foi um momento também para que todos conheçam um pouco do Projeto Restaura Litoral Norte, projeto que vem sendo idealizado pelo instituto, desde a tragédia que assolou nosso litoral norte,  e que após a aprovação no chamamento público da Fundação Florestal iniciamos um processo de captação de recursos para implantar até outubro deste ano e iniciar o reflorestamento das mais de 693 cicatrizes da Serra do Mar.

O público acompanhou as palestras: Situação geotécnica atual e características das áreas atingidas; Importância do diagnóstico ambiental para elaboração de projetos de restauração ecológica; Novas tecnologias para o Restauro Ambiental; Perspectivas futuras e desafios socioambientais para a recuperação de áreas degradadas e Monitoramento das áreas restauradas.

O projeto tem a duração prevista de dois anos, sendo o primeiro para realização do plantio e o segundo ano para monitoramento. O ICC e a Ambipar acreditam que os primeiros resultados já poderão ser vistos a partir de dois a três meses após o lançamento das biocápsulas, porém, este prazo também dependerá das condições climáticas da região nos momentos de operação. Caso ocorram fortes chuvas que eventualmente levem as sementes para longe do local de reflorestamento, será necessário realizar os períodos e reaplicar, podendo combinar com outras técnicas complementares.

A partir de agora, o ICC busca investidores e parcerias para promover o projeto e realizar as ações necessárias para aplicação da técnica especial de reflorestamento em São Sebastião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *