Notícias

Inaugurada ecobarreira no Rio Sahy

Inaugurada ecobarreira no Rio Sahy

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos, Instituto Verdescola e ICC se unem em projeto inédito no Litoral Norte, a instalação de uma ecobarreira no Rio Sahy para ajudar a barrar resíduos sólidos que chegariam ao oceano.

A fim de conter o avanço da poluição por resíduos sólidos, duas entidades se unem nesta luta e, de maneira inédita no município de São Sebastião, realizaram a instalação de uma ecobarreira integralmente licenciada nos órgãos competentes. Realizada em parceria com o Instituto Verdescola, o equipamento foi instalado no Rio Sahy no dia 9 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos.

Projeto de Pesquisa e Educação Ambiental desenvolvido pelos educadores do Instituto Verdescola em parceria com a equipe do ICC, essa iniciativa tem dois principais objetivos. O primeiro deles é barrar todo resíduo sólido que desce pelo rio e, consequentemente iria parar no oceano. O segundo é fazer uma gestão desses resíduos sólidos, a fim de entender quais são os principais problemas do rio e, a partir daí, trazer possíveis soluções, principalmente no que diz respeito a políticas públicas.

Esta estrutura foi desenvolvida junto com os educandos do Verdescola e, após implantada, a comunidade do entorno da APA Baleia Sahy também participará do monitoramento e de outras ações que serão desenvolvidas a partir dos resultados desta experiência.

Inaugurada ecobarreira no Rio Sahy

Inaugurada ecobarreira no Rio Sahy

Esperamos que este projeto seja um instrumento de educação ambiental com visitas técnicas e reaproveitamento de material reciclável em oficinas de pranchas de Stand Up Paddle (SUP) a serem utilizados em passeios pelo Rio Sahy, além de tornar-se uma ferramenta impulsionadora para conscientização do caminho do lixo até o mar.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Verdescola, com apoio e acompanhamento da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Transpetro e Sabaleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *