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Qualidade da água do Rio Sahy se mantém regular há 3 meses

O monitoramento da qualidade ambiental do Rio Sahy e a educação ambiental

Veja como é possível aliar monitoramento e educação ambiental por meio do projeto realizado com educadores e alunos do Verdescola, em parceria com o ICC.

Desde 2017, os educadores ambientais do Instituto Verdescola em parceria com o Instituto Conservação Costeira realizam o projeto de monitoramento da qualidade ambiental do Rio Sahy. O objetivo é que o projeto seja trabalhado como ferramenta pedagógica de Educação Ambiental e, ao mesmo tempo, realizar um mapeamento completo do cenário por meio de um diagnóstico situacional da mata ciliar, assoreamento, tipo de lixo existente, esgotamento sanitário, entre outros pontos importantes. Hoje, dando sequência aos posts especiais na Semana da Água (veja o primeiro clicando aqui), vamos falar um pouco deste importante projeto.

A área de abrangência do projeto engloba, inclusive, a parte mais urbanizada do rio, como as comunidades ribeirinhas, por isso, desde o início foi considerado o envolvimento da população local. A opção foi abranger a comunidade escolar da região, incluindo jovens educandos nas atividades de coleta de amostras do rio, por exemplo.

Como é realizada a atividade

A atividade que envolve os alunos e os educadores (biólogos) acontece periodicamente, com uma incursão até o Rio Sahy, que tem apoio do ICC. Em local pré-definido são coletadas amostras da água para análise in loco e, posteriormente, são realizadas as aferições dos parâmetros no laboratório do Instituto Verdescola. É feita uma abordagem teórica por meio dos processos fisioquímicos e microbiológicos necessários para determinar o índice de qualidade de água do Rio Sahy.

O ponto de coleta e amostragem dos últimos três anos foi o mesmo, próximo à ponte que divide as praias da Baleia e Barra do Sahy – localizada na coordenada geográfica 23°46’17.34″S/ 45°41’18.13″O, conforme demonstra a figura abaixo, inserida na APA Baleia Sahy.

Localização dos pontos de coleta e da APA Baleia Sahy - ICC

Localização dos pontos de coleta e da APA Baleia Sahy

No momento da coleta da água, são verificados a temperatura ambiente e da água, a turbidez do Rio Sahy, a presença ou ausência de lixo nas margens e o cheiro do rio. Toda a análise é baseada em bioindicadores que correspondem espécies ou grupos de espécies de seres vivos, cuja presença, abundância ou seu estado indicam uma certa qualidade ambiental. Tratam-se de seres vivos que estão relacionados a alguma condição no ambiente analisado. Além disso, os parâmetros físicos e de percepção como, por exemplo, se há presença de material flutuante, material sedimentável e o cheiro do rio também influenciam na qualidade ambiental daquele ecossistema.

Alunos e educadores ambientais do Instituto Verdescola realizando a coleta de amostra e análise dos fatores físicos e bioindicadores, 2019 - ICC

Alunos e educadores ambientais do Instituto Verdescola realizando a coleta de amostra e análise dos fatores físicos e bioindicadores, 2019

Monitoramento aliado à Educação Ambiental

O monitoramento e as análises físico-químicas e microbiológicas da água do Rio Sahy, na região da APA Baleia Sahy, assim como os parâmetros e métodos utilizados, assim como o rigor necessário para sua realização, possibilitam aos estudantes entender a necessidade do controle de qualidade da água e sua importância para a manutenção da vida.

A utilização do laboratório de química e seus equipamentos por meio de pesquisas e experimentos foi um fator muito importante para o ensino efetivo. Trabalhar de forma a conciliar o ensino da ciência em sala de aula com a prática cotidiana vivenciada pelos alunos na APA Baleia Sahy é uma alternativa replicável e que traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, pois desperta no aluno maior interesse pelo tema educação ambiental e, sobretudo, torna-o consciente da preservação desse precioso recurso natural. Além disso, esses alunos são importantes agentes multiplicadores dessa consciência na comunidade, por meio de suas famílias.

Além do monitoramento da qualidade ambiental do Rio Sahy, o Instituto Verdescola realiza, em parceria com o ICC, diversas outras ações de educação ambiental utilizando a APA Baleia Sahy como um laboratório vivo. Como uma sala de aula a céu aberto, a unidade de conservação é instrumento de estudo para aplicação de metodologias de educação que tragam o sentimento de pertencimento e cuidado do local para os alunos. Acreditamos que a educação ambiental transformadora está diretamente ligada à formação de cidadãos conscientes com o meio ambiente e o coletivo.

Índice de qualidade ambiental do Rio Sahy

Agora que você conhece um pouco mais sobre o trabalho de monitoramento e educação ambiental que realizamos na APA Baleia Sahy, você pode acompanhar como está a qualidade do Rio Sahy mensalmente em nossas mídias sociais – no Facebook e Instagram – e newsletter. Veja o índice atual.

Índice de qualidade ambiental do Rio Sahy - Março de 2021 - Verdescola e ICC

No próximo post, explicaremos mais detalhadamente como é feita a análise do material coletado e todos os indicadores envolvidos para chegar até o resultado.

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