Notícias

Plano de Manejo da Taboa e Caixeta

ICC já realizou dois encontros com artesãos para construção de um plano de manejo em conjunto com estes atores que representam a cultura tradicional caiçara de São Sebastião

Em dezembro de 2021, o ICC iniciou os trabalhos para a elaboração do Plano de Manejo da Taboa e da Caixeta na APA Baleia Sahy. Trata-se de um importante instrumento de geração de emprego e renda aos artesãos e, além de garantir a extração de matéria prima com legalidade na nossa região.

Como atividade inicial e de apresentação da proposta para as partes interessadas, foi realizado um 1º Encontro de Artesãos no mês de dezembro. O objetivo deste encontro era apresentar a proposta, os trabalhos e o cronograma para a elaboração do Plano de Manejo da Taboa e da Caixeta, previsto no Plano de Manejo da APA Baleia Sahy. Na ocasião, também foi feita a atualização do cadastro dos artesãos da região que utilizam como matéria prima estas espécies vegetais.

Com a presença de artesãos da comunidade tradicional caiçara, Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e representantes de outros projetos e instituições da região, os participantes compartilharam informações sobre o tema e puderam colocar suas expectavas e desafios para o desenvolvimento e conclusão do Plano de Manejo da Taboa e da Caixeta e da gestão da APA Baleia Sahy.

No dia 10 de fevereiro, aconteceu um 2º encontro, onde o objetivo era apresentar o escopo e pontos fundamentais para a análise e construção do documento com a participação dos artesãos cadastrados. Foi um dia de muito trabalho e troca de experiência com os artesãos!

A reunião contou com a participação de grandes representantes da cultura tradicional caiçara de São Sebastião, contribuindo ricamente para a construção do Plano de Manejo. O próximo encontro será na APA Baleia Sahy, na área prevista para implantação deste do plano. Continue acompanhando aqui e em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *